segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Os Educadores, realidade, Sartre e Norman


Em um final de semana sem nada pra fazer, se encontra o que fazer.

Por indicação, assisti o filme alemão "Os Educadores", de Heins Weingartner. Basicamente, o longa retrata a inconformidade de três jovens com o sistema em uma sociedade aparentemente apática.

Entre passeatas e outras formas de expressar seus ideais, dois deles passam a "invadir/ocupar" mansões não para roubar, mas para conscientizar. Para isso, eles apenas mudam os móveis do lugar deixando recados como "você tem muito dinheiro".

Sim, há um romance na história, doce como o filme.

O resto da história?
Veja-o , vale a pena!


Bom, falei do filme porque depois de assistí-lo as coisas parecem ter vindo a superfície. Na tarde de hoje, um dos e-mails que recebi mostrava a maior piscina do mundo, localizada no Chile, no resort San Alfonso Del Mar. Ela possui 1km de extensão e capacidade para 250 mil m³ de água, ou seja, o equivalente a 6 mil piscinas, digamos, "normais".


Mais tarde, caiu em minhas mãos a deplorável Veja, que entre algumas aberrações, falava de um tal de Alaweed Bin Talal, que depois vim saber se tratar de um príncipe saudita. Pois bem, o tal pricipezinho, que pra mim não passa de um narcisista afagando seu próprio ego, é a única pessoa no mundo a ter um Boing 747-400 de uso particular. Além disso, encomendou um Airbus A380 que, segundo a Veja (veja bem) é o maior avião do mundo.


Dessas duas leituras fiz ligação direta com o filme. Pra que cargas d'águas essas pobres almas precisam disso? De uma piscina gigantesca, quando se tem o mar logo ali e, mais que isso, ter o maior avião já fabricado no quintal de casa?


Minha terceira leitura do dia, parece responder em partes essas questões. Para Sartre, temos e somos o que escolhemos. Temos liberdade de escolha, assim, de acordo com nossas opções passamos a ter responsabilidades e compromisso social. Somos intenção, que por sua vez provoca ação.

Grandes ações...grandes pontos de vista!

Quem resume (e bem) todos esses pensamentos desconexos é Norman Mailer

"veja o mundo com seus próprios olhos e suas próprias palavras.

veja pelo viés ou ponto de vista de seu caráter."


ao final, meu ponto de vista está errado para o dono do resort, para os que o frequentam, para o príncipe e para uma infinidade de outras pessoas.

São escolhas.

Nenhum comentário: